top of page
Foto do escritorLuiza Esteves Silva

Afinal, aves comem só sementes?

As aves são animais encantadores e cada vez mais procurados para serem criadas em ambiente doméstico junto aos humanos. Algumas delas são denominadas psitacídeos, marcadas por um bico de base larga e ponta fina e afiada. São representados pelas araras, periquitos e papagaios. Apesar de sua criação comercial para domesticação ser cada vez maior, a disponibilidade de rações voltadas para esses animais não é proporcional, sendo recorrente a oferta de alimentos inespecíficos ou nutricionalmente incompletos a esses animais. A semente de girassol é um grande exemplo, pois é muito utilizada na alimentação dessas aves em cativeiro. Psitacídeos tem um hábito alimentar extremamente seletivo, contando com uma língua grossa e rica em papilas gustativas. Assim, por essa semente ser muito palatável, é muito apreciada por eles. No entanto, não assegura a longevidade desses animais, pois apresenta altos níveis de energia, que muitas vezes não estão equilibrados a necessidade energética de uma ave domesticada que passa grande parte do dia sem se locomover muito, quando comparada as de vida livre. Além disso, possui ausentes ou baixas concentrações vitamínicas, como A, cuja deficiência constitui uma das principais e recorrentes doenças nutricionais desses animais. A alimentação exclusiva com sementes de girassol também predispõe a deficiência de minerais, como cálcio e fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina D, que podem levar a doenças ósseas, problemas na pele, penas, entre outros. É necessário que, assim como outros animais domésticos, as aves também recebam uma alimentação balanceada e específica para as suas particularidades e necessidades. Das rações disponíveis comercialmente, a mais adequada seria a extrusada, com menor limitação nutricional, desperdício no comedouro e menor predisposição a doenças respiratórias, uma vez que, por terem partículas maiores, não são acidentalmente inaladas pelo animal. As rações contam com um balanço adequado de proteínas, lipídeos e carboidratos necessários a ave, com os aminoácidos essenciais, proporções ideais entre cálcio e fósforo, bem como as vitaminas necessárias. No entanto, também é interessante fornecer frutas, folhas e sementes para complementar sua dieta, devendo sempre ser acompanhada por profissional da área. Assim como nós, os animais precisam de uma alimentação balanceada e coerente com suas necessidades para que possam ter qualidade de vida e saúde. As sementes são excelentes recursos de enriquecimento nutricional para esses animais, auxiliando na palatabilidade dos alimentos e, consequentemente, no estímulo a sua alimentação. No entanto, na rotina do dia a dia, fontes nutricionais mais completas e específicas devem ser os alimentos de escolha.

REFERÊNCIAS HIRANO, Líria Queiroz Luz; SANTOS, André Luiz Quagliatto; ANDRADE, Mariana Batista. Alimentação de psitacídeos filhotes e adultos em cativeiro: Revisão de Literatura. PUBVET, v. 4, p. Art. 968-973, 2010. DO NASCIMENTO, Darlyane Parente et al. Distúrbios nutricionais associados a erros de manejo em Psitaciformes. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, p. e9609109130-e9609109130, 2020. CONCEIÇÃO, Alexsandro Machado; MELO, Clênio Bezerra; SARMENTO, Carlos Alberto Palmeira. Contaminação por Aspergillus flavus e A. fumigatus em sementes de girassol (Helianthus annuus) utilizados na alimentação de psitacídeos. Biotemas, v. 23, n. 2, p. 145-148, 2010. dos Santos MENDES, M. C., de ALMEIDA, V. P. P., NEVES, L. V., de ALBUQUERQUE, L. C. D. S., & Sardinha, A. S. Zootecnia Brasil. COMPOSIÇÃO DA DIETA DE PSITACÍDEOS CRIADOS EM ZOOLÓGICOS NO ESTADO DO PARÁ. DIAS, Glenison Ferreira et al. Dieta de psitacídeos silvestres mantidos em cativeiro no rio grande do norte, Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 12, n. 1, p. 40-41, 2014.

FARIAS, Natália Cavalcante De. UniCEUB. Dietas comerciais e caseiras e sua relação com os distúrbios nutricionais em psitacídeos.


154 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page