top of page

Como iniciar na observação de Aves?

Olá, hoje vamos falar sobre a observação de aves! Você sabia que ela começou com a aristocracia inglesa, no início do século XVIII, e vem se popularizando desde então, e atualmente reúne milhares de adeptos pelo planeta. O Brasil, é um dos melhores lugares do mundo para se realizar essa atividade, afinal, estamos no continente das Aves, a América do Sul. No último levantamento do CBRO (Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos) em 2015, havia 1919 aves registradas em território nacional, acredite esse número subiu de lá pra cá.

Então, vamos ao que interessa, como começar a observação de aves? É bem simples, observando! É legal ter alguns equipamentos para te ajudar, como um gravador, binóculo e câmera, mas tudo isso é dispensável, essa atividade pode ser um hobby realizado em qualquer lugar, ou uma atividade profissional. No início você pode ficar parado na janela da sua casa, numa praça ou até em um momento que estiver passando no campo e se dedicar a observar as aves por alguns minutos. Nesse tempo, tente contar quantas diferentes espécies você conseguiu ver ou ouvir, mesmo sem identificar. As aves são fáceis de se ver, elas encantam pelas cores, canto e vôo. É legal ter algum papel para registros, para descrever as características morfológicas e até mesmo o som para posterior identificação, além disso, você pode fotografar e gravar com o auxílio das ferramentas que possuir.

O melhor horário para a observação de aves é no início da manhã, durante o nascer do sol e algumas horas depois. Nesse momento, as aves estão mais ativas, procurando por alimento, delimitando e protegendo seu território. O final da tarde entre as 16 e 18 horas também é recomendável, vale lembrar que existem aves com hábitos noturnos que exigem uma abordagem diferente. A realização dessa atividade é possível e particularmente interessante em qualquer período.

A observação de aves, além de ciência, é uma atividade relaxante e muito útil na educação ambiental, podendo ser usada como estratégia para mudar a relação humano-natureza, sensibilizando o participante com o ambiente ao seu redor e levando o observador ao reconhecimento da necessidade de preservação ambiental .

Para conseguir identificar os espécimes que estão sendo observandos é interessante conhecer a avifauna de ocorrência na sua localização, é possível conferir esses dados em algumas plataformas como o wikiaves e o e-bird, há também o aplicativo Merlin Bird, desenvolvido pela Universidade de Cornell. São todos de fácil acesso e trazem informações da avifauna de ocorrência local, além disso, eles ajudam na identificação, caso você identifique e relate uma ave em alguma dessa plataformas, estará ajudando na formação de um banco de dados popular, que ajuda a indicar o estado de conservação desses animais e até na realização de pesquisas.

É recomendável que se dedique à observação de aves, por pelo menos 15 minutos, pois a presença de um observador já altera o ambiente, você vai perceber que quanto mais tempo e mais quieto você permanece mais animais vão aparecendo, outra dica é vestir cores neutras durante a observação. O Brasil é um país riquíssimo em aves, muitas delas se adaptaram ao meio urbano e estão ao seu redor, sem que você perceba.




REFERÊNCIAS


PIVELLI. S.R.P. Observação de aves como prática conservacionista – Análise Educacional do Curso de Extensão ministrado em abril de 2016 no Município de Santos

– SP. UNISANTA Biociência Vol. 6 nº 2. p. 129-139. 2017.


EFE, Márcio Amorim. Guia Prático do Observador de Aves. CEMAVE / IBAMA 1999.

FIGUEIREDO, Luiz Fernando de Andrade. Wikiaves. <


https://www.wikiaves.com.br/wiki/comoatrairasaves:bebedouros > acesso em 20 de julho de 2020.


GWYNNE, J. A.; RIDGELY, R. S.; TUDOR, G.; ARGEL, M. Aves do Brasil. Volume

1. Pantanal & Cerrado. São Paulo: Editora Horizonte. 2010.


SICK, H. Ornitologia Brasileira. 2a edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1997.

26 visualizações0 comentário
bottom of page