Conheça o selo FSC. Florestas, para todos, para sempre!
- GEAS Brasil
- há 10 horas
- 3 min de leitura

As florestas ocorrem em quatro grandes zonas climáticas: boreal, temperada, subtropical e tropical. Ao todo, cobrem 4,06 bilhões de hectares, correspondendo a 31% da área terrestre do mundo (CHANG, 2025). Ainda assim, conforme relatório da The State of the World´s Forests (SOFO, 2018) as florestas são responsáveis por abrigar mais de 75% da biodiversidade terrestre mundial.
Entretanto, as áreas florestais diminuem cada vez mais, principalmente nos trópicos. Entre 1990 e 2020, 420 milhões de hectares de florestas foram desmatados, embora na última década essa taxa tenha diminuído o valor desmatado. Estima-se que 10 milhões de hectares foram desmatados por ano entre 2015-2020. Este valor não é totalmente compensado pela expansão de florestas naturais e plantadas, sendo apenas 5 milhões de hectares plantados por ano nesse mesmo período (FAO, 2020). Existem diversas causas para o desflorestamento, como a urbanização, a expansão agrícola, queimadas e a exploração madeireira ilegal. De acordo com Sistema de Monitoração da Exploração Madeireira (SIMEX), de 2021 para 2023, o desmatamento pela exploração de madeira ilegal aumentou em 19% somente na Amazônia, estando claro a necessidade de ações que mitiguem essas taxas alarmantes.
É neste contexto em que a certificação do Forest Stewardship Council® (FSC®) se torna útil. O FSC® é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 1994 que promove o manejo florestal responsável em todo o mundo por meio de um sistema de certificação inovador e único que leva em conta igualmente as perspectivas sociais, ambientais e econômicas. A organização está sediada na Alemanha e no México e está presente em mais de 80 países, incluindo o Brasil.
Tendo mais de 150 milhões de hectares de florestas certificados e 46% dos consumidores em todo o mundo reconhecendo o selo FSC, essa certificação garante, através da sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável. Assim sendo, cria um incentivo para proprietários e gestores florestais o manejo responsável do ciclo natural da floresta causando o menor impacto possível (FSC®, 2025). Basicamente, o FSC tem 3 objetivos: agregar valor aos produtos certificados com a logomarca FSC (1), engajar os membros buscando diversidade e qualidade (2) e ampliar o acesso e facilitar as informações sobre a certificação FSC (3). Sendo que no Brasil eles possuem um documento discorrendo sobre o plano estratégico dos anos de 2022-2027, você pode acessá-lo clicando aqui.

Legenda. Logomarca do Forest Stewardship Council® em conjunto com o slogan “Florestas para todos, para sempre”. Créditos: Forest Stewardship Council®.
Portanto, todos os empreendimentos que se utilizam da floresta, quando incluem a certificação FSC, obtida através de um manejo florestal responsável, possuem um valor agregado no seu produto. Isso permite que consumidores apoiem empresas que auxiliam na preservação do meio ambiente.
Para uma empresa do meio florestal conseguir o certificado FSC, ela precisa checar alguns requisitos, conferidos pela empresa certificadora. Os requisitos atendem vários âmbitos, tais como: monitoramento de fauna, restauração de floresta nativa, direitos aos trabalhadores, fiscalização de madeira 100% explorada legalmente, rastreabilidade da matéria-prima, promoção de educação ambiental, entre outros. Sendo o certificado com validade de cinco anos, porém é realizada uma fiscalização anual nas empresas certificadas, para garantir o cumprimento dos requisitos (FSC®, 2025).
Em suma, em uma realidade com taxas alarmantes de desflorestamento, o certificado FSC se mostra como uma ferramenta essencial, a fim de garantir a sustentabilidade das florestas, no Brasil e no mundo. O selo estimula a preservação dos ecossistemas com o incentivo de práticas responsáveis, agregando valor e propósito ao produto final. Ao realizar uma compra cujo produto contenha o selo FSC, o consumidor se compromete com a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico sustentável e a justiça social, o que garante um futuro com equilíbrio ambiental para as próximas gerações.
Autor/a: Raul Perrone - Vice/Diretor da Associação do GEAS Brasil
Revisão: Iago Junqueira - Parceiro do GEAS BRASIL pela The Wild Place
Painel Selvagem de 02/2025
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CHANG, Z. Xiong, X.; Zhang, S.; Wu, J. Modeling and Remote Sensing of the Forest Ecosystem. Forests, 16(1), 101, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.3390/f16010101
FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS (FAO). Global Forest Resources Assessment (FRA). Rome, 2020.
IMPACTOS E BENEFÍCIOS CERTIFICAÇÃO FSC. Forest Stewardship Council® (FSC®), 2024. Disponível em: https://br.fsc.org/br-pt/valor-do-fsc/impactos-e-beneficios. Acesso em: 07 de fevereiro de 2025.
SISTEMA DE MONITORAÇÃO DE EXPLORAÇÃO MADEIREIRA (SIMEX). Mapeamento da exploração madeireira na amazônia. Belém: Imazon, Idesam, Imaflora e ICV, Agosto 2022 a Julho 2023.
THE STATE OF THE WORLD´S FORESTS (SOFO). Forest pathways to sustainable development. Rome, 2018.
TIPOS DE CERTIFICAÇÃO FSC. Forest Stewardship Council® (FSC®), 2024. Disponível em:https://br.fsc.org/br-pt/certificacao/tipos-de-certificacao. Acesso em: 07 de fevereiro de 2025.
Comments