top of page
Foto do escritorGEAS Brasil

Espécies exóticas invasoras


Você pode até não saber o que são, mas com certeza você conhece e vê no seu dia-à-dia alguma espécie exótica invasora. Espécies exóticas são aqueles seres vivos que estão fora da sua área de distribuição natural. Já as espécies invasoras são, além de geralmente exóticas, altamente competitivas por nichos ecológicos dentro de um ecossistema, competindo, muitas vezes deslealmente, por recursos e tomando o lugar de espécies nativas, o que costuma resultar em desequilíbrios ecológicos impactando a diversidade biológica e causando impactos diretos e indiretos em ambientes naturais. Estas espécies podem ser naturais de outros países, ou até mesmo espécies nativas de uma determinada região do Brasil, mas que passam a ocupar áreas naturais como invasoras em outras regiões do país.


Animais e plantas são os mais comumente discutidos como invasores, mas uma série de outros seres vivos também podem ter potencial invasor, especialmente microorganismos. Plantas exóticas invasoras, por exemplo, podem impedir o crescimento de espécies nativas, reduzir a diversidade de flora e consequentemente da fauna, pois muitas vezes não servem como alimento a fauna nativa ou são tóxicas. Um exemplo de planta invasora é a leucena (Leucaena leucocephala).


Já os animais exóticos invasores podem competir com espécies nativas por espaço, alimentação, transmitir doenças aos animais nativos e domésticos, podem causar prejuízos econômicos, podem provocar erosão e destruição de nascentes e na vegetação nativa, além de caçar ou ferir animais silvestres. Muitas espécies exóticas invasoras de animais podem ser encontradas em nosso país, tais como os cães-domésticos (Canis lupus familiaris), gatos-domésticos (Felis catus), javalis (Sus scrofa) entre outros. 


Para minimizar estes impactos é importante que políticas públicas sejam feitas aliadas à população em ações como não levar domésticos para ambientes naturais, não abandonar animais domésticos em meio silvestre, evitar plantar ou disseminar sementes de plantas exóticas invasoras e disseminar a informação sobre a problemática das espécies exóticas invasoras.

Referências:

  1. Leão, T., de Almeida, W. R., de Sá Dechoum, M., Ziller, S., Leão, T. C., & Ziller, S. R. (2011). Espécies Exóticas Invasoras.


  1. SAMPAIO, Alexandre Bonesso; SCHMIDT, Isabel Belloni. Espécies exóticas invasoras em unidades de conservação federais do Brasil. Biodiversidade Brasileira, v. 3, n. 2, p. 32-49, 2013.



18 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page