top of page
Foto do escritorGEAS Brasil

Você conhece o Parque Estadual de Ibitipoca (PEI)?


Desde a década de 80, o ecoturismo tem evoluído no Brasil, principalmente no âmbito público governamental, pela atuação de instituições como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e, no caso de Minas Gerais, o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Novas áreas ambientais têm sido criadas desde então, assim como o Parque Estadual de Ibitipoca (PEI), no estado mineiro.

O PEI foi criado por uma lei estadual do dia 04 de julho de 1973 e abrange uma área de Mata Atlântica de 1488 hectares, ocupando os municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca – MG. Ibitipoca é uma palavra que vem do tupi-guarani e significa “Serra Estourada”, o que se encaixa perfeitamente com o parque pela grande quantidade de grutas e cachoeiras e pela incidência elevada de raios na região. Essas características criam um ambiente geodiversificado com cavernas em quartzitos, praias fluviais, quedas d’água, mirantes e pontes naturais. Tais características fazem do local uma região incrivelmente atrativa para turistas.

A fauna é rica em biodiversidade, sendo inclusive, área de ocorrência de espécies ameaçadas de extinção como a onça-parda (Puma concolor), o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e o sauá (Callicebus personatus). Aparecem também o bugio-ruivo (Alouatta guariba) o papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea), o quati (Nasua nasua), o andorinhão-de-coleira-falha (Streptoprocne biscutata), além da perereca-de-Ibitipoca (Bokermannohyla Ibitipoca), uma espécie de anfíbio anuro endêmica identificada pela primeira vez na região do parque. Não há dúvidas da importância dos parques estaduais e áreas preservadas na conservação de espécies, tanto de fauna quanto de flora, além de atuarem na educação ambiental por meio do ecoturismo. O PEI faz parte dessa realidade!

A educação ambiental é uma importante ferramenta para a conservação, visto que, quanto melhor informadas sobre os impactos antrópicos as pessoas são, mais interessadas elas se tornam em ajudar na conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Cada um tem grande responsabilidade nesse jogo e apenas com a ajuda de todos podemos garantir que cada vez mais espécies, como a perereca-de-Ibitipoca, se tornem conhecidas, conservadas e respeitadas.


Referências:


BENTO, Lilian Carla Moreira et al. Parque Estadual do Ibitipoca/MG: potencial geoturístico e proposta de leitura do seu geopatrimônio por meio da interpretação ambiental. 2014 .


Parque Estadual de Ibitipoca, Instituto Estadual de Florestas: http://www.ief.mg.gov.br/component/content/192?task=view#:~:text=A%20fauna%20%C3%A9%20rica%2C%20com,%2Dcoleira%20falha%2C%20entre%20outros .



26 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page