top of page

Você sabia que uma alimentação somente de sementes pode fazer mal à sua ave?

A demanda de aves como animais de estimação tem aumentado a cada ano. Com um número alto de proprietários criando aves, principalmente psitacídeos, como “pet”, o número de enfermidades oriundas de um manejo inadequado também aumenta, é comum encontrar calopsitas (Nymphicus hollandicus) ou papagaios (Amazona sp.) alimentados apenas com mix de sementes ou sementes de girassol como única fonte alimentar. Muitas vezes isso ocorre pela falta de informação do proprietário quanto á dieta adequada ao seu animal.

Cães e gatos possuem uma linha de rações balanceadas para suas necessidades nutricionais, indo de rações Standard até rações super premium. Essa forma de nutrição balanceada, contudo, não é mais exclusividade de cães e gatos: ela também é uma opção disponível para aves, onde se encontra várias marcas e tipos de rações extrusada para aves das mais variadas espécies.

Os psitaciformes, aves comumente criadas como pet, na natureza, mantêm uma dieta a base de frutas, verduras, legumes, pequenos invertebrados e sementes, contudo o alimento selecionado pela ave é aquele com maior nível de energia. Este hábito natural se dá porque nem sempre haverá alimento em abundância disponível para consumo, assim, a ave necessita guardar o máximo de energia que puder para sanar sua demanda energética. Com uma ampla variedade de alimentos disponíveis em vida livre, as sementes e grãos são uma pequena parcela da alimentação, para as aves de vida livre que as comem.

Uma alimentação rica em alimentos gordurosos como tais mix de sementes, em especial as sementes de girassol, devido ao alto teor calórico associado à falta de balanceamento entre cálcio e fósforo, comumente origina casos de lipidose hepática ou “doença do fígado gorduroso” - uma patologia que normalmente não é detectada precocemente e é diagnosticada somente após o óbito do animal. Por isso, uma dieta balanceada é de suma importância para a manutenção de aves em cativeiro, assim como qualquer outra espécie de animal cativo. Um bom manejo nutricional e sanitário são a chave para ter uma ave saudável, que viverá muitos anos com você em sua casa. O mesmo conceito vale para aves mantidas em instituições conservacionistas, como zoológicos.

Visando ao melhor para seu animal, muitos proprietários tentam assemelhar a dieta de seu animal aos alimentos disponíveis a ele na natureza, e é aí que mora o perigo!: um animal de vida livre tem uma dieta em que se prioriza o alto teor calórico, pois tem uma demanda de energia duas vezes maior que a de uma ave em cativeiro: além de não suprir as necessidades nutricionais da ave, as misturas de sementes podem ser propicias á desenvolvimento de fungos quando não esterilizadas e embaladas adequadamente, causando, no animal que a ingere, uma intoxicação por micotoxinas (toxinas produzidas por fungos), mesmo que em pequena quantidades, que podem, muitas vezes, levar o animal ao óbito. Em estudos realizados em sementes através do mundo, relata-se que 25% da produção de sementes produzidas com o intuito de alimentação para pássaros estão contaminadas com micotoxinas.

Há controvérsias entre o fornecimento de somente ração à uma ave cativa, por isso deve se optar diversificar a dieta do animal, fornecendo frutas, legumes, farinhadas e sementes (de boa procedência e em pequenas quantidades), adequados aos hábitos de cada espécie, juntamente com a ração extrusada que deve ser obrigatoriamente acima de 60% da fonte alimentar do animal. As verduras oferecidas ao seu animal devem ser de folhas escuras e bem lavadas, caso seja indicado o seu oferecimento para a espécie de seu pet. Muitas vezes, a transição de uma alimentação inadequada para um novo alimento é difícil. Na maioria das vezes, o animal demorará a aceitar a nova alimentação, mas não desanime, continue a oferecê-lo, aves são animais curiosos por natureza e, eventualmente, comerão do novo alimento. Siga as orientações do rótulo da ração quando da troca de alimentação.

Um manejo nutricional correto e adequado a cada espécie de ave visa à longevidade do animal e à profilaxia de diversas doenças oriundas de uma alimentação inadequada. Consulte um Médico Veterinário especializado em animais silvestres e exóticos quanto ao manejo alimentar adequado para seu animal.

4 visualizações0 comentário
bottom of page